BRASIL: A VISÃO DISTANTE DOS DISTANCIADOS

gordo

JOÃO GORDO                 FOTO: Weeb

Por vezes nada melhor que a distância para nos fazer enxergar determinadas situações, e isso é um fato deveras verídico quando nos damos a ter sensibilidade e maturidade suficiente para lidar com o óbvio.

        Me lembro que à três anos atrás assisti uma entrevista do cantor e apresentador João Gordo no programa “De Frente com Gabi”, e quando Marília Gabriela perguntou à ele sua opinião sobre o “brasileiro ser politicamente correto para o tipo de programa que ele apresentava na MTV” (Gordo Freak Show, Garganta Torcicolo) sua resposta foi taxativa em colocar que “o brasileiro está cada vez mais fascista”:

        “Se você ver nessas redes sociais, se você pegar os comentários das pessoas em relação à várias coisas o comentário das pessoas…são todos um bando de facistóides, o brasileiro tá cada vez pior cara!! É um preconceito facistóide, você vê as pessoas falando que tem que botar os militares […] na própria página do Ratos entram muitos desses, fãs do Ratos que são fascistas também. Tem um monte deles lá e eu expulso tudo…eu vejo lá e bloqueio todos. E é a cara do brasileiro sabe? E ele nunca foi exposto assim por causa das redes sociais, e isso é o pensamento do brasileiro!!” 

        Encontrando-me neste momento em mais uma de minhas passagens fora do país consigo observar o quão triste e sintomática é esta questão, que só não se torna uma endemia pelo fato de ainda termos entre nós pessoas que como disse o parlamentar Marcelo Freixo “vivem uma loucura que talvez conserte o mundo ao invés de optar por uma razão que é alheia ao assassinato de um jovem numa Universidade Federal por ser gay,  que é indiferente ao extermínio de jovens nas favelas, que é indiferente à violência contra as mulheres, !!

        Por onde passo e nos idiomas com os quais consigo me comunicar sou arguido acerca do que se passa no Brasil!! Como num país onde um policial ordena que um usuário de maconha mergulhe num valão para retirar o cheiro da droga ou por vezes ordene que o indivíduo coma o flagrante faz isso e ao mesmo tempo aceita propina (arrego) de um traficante permitindo que este mesmo traficante continue comercializando a droga que ele mesmo reprime? Como pode uma cidade que é vendida à anos como sendo “Maravilhosa” em todos os cantos do globo terrestre “quebra” sem perspectiva de empregos, pagamentos de funcionários públicos, e suprimento de bens e serviços essenciais aos que à fazem funcionar? Como explicar aos que não entendem o que se passa no país do futebol que, tal como neste mesmo esporte um presidente saí do seu posto substituído por um outro oferecendo um pacote de austeridades econômicas com um cardápio que custaria 1,7 milhões de reais para a aeronave presidencial?

        É latente que o desespero os desesperança de alguns se traduza em atitudes que envergonham até os mais escrachados como João Gordo, a galera do Porta dos Fundos, o Alway de Petrópolis (Gil Brother) ou os já falecidos Dercy Gonçalves e Clodovil. Mas percebo no entanto que os que por vezes se colocam ou são classificados como “insanos”ou “imbecis” são os que menos fazem coro à um tipo de espetáculo onde o mais interessante é parece ser o ato de ser um reacionário mesmo sem saber o porque de se hastear a bandeira do ódio e viralizar o vil. Assim como num relacionamento que se acaba entre farpas e tristeza, por vezes só enxergamos o que o outro foi de fato quando temos o distanciamento necessário para entender que por vezes a questão é muito mais nossa do que daquele que está longe, e muitas vezes mesmo estando próximo é necessário olharmos para dentro de nós para entendermos que a mudança está em pequenos atos…de amor ao próximo ao invés de intolerância.

 

Advertisements

One thought on “BRASIL: A VISÃO DISTANTE DOS DISTANCIADOS

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s