O NATAL DA CRISE

natal

FOTO: Elieser Borba   LOCAL: Maracanã – RJ

Então é Natal, como diz a canção da cantora Simone!!! Tempo de festas, comilanças, tempo de compras e de afundar as finanças. Tempo em que alguns se dão a celebrar enquanto  outros tantos se põe a chorar…algumas mesas são fartas enquanto noutras perduram as migalhas das refeições passadas.

O Natal deste ano será bastante atípico para muitos brasileiros, principalmente para os cariocas e mineiros, respectivas cidades que se encontram em estado de maior calamidade orçamentária em comparação com outras megalópoles brasileiras. Particularmente sempre achei o Natal “chatinho”, a princípio porque nunca pude me enxergar um participante da incrível magia do consumo pertinente à época quando era criança, pelo simples fato de que meus pais sempre venderam o almoço para comprar o jantar!!
O maior presente era só poder fazer a refeição natalina com meus velhos e poder comer algumas iguarias que, muito embora a simplicidade do jantar fosse latente só eram possíveis de se ter à mesa nesse período do ano. Nas últimas semanas tenho visto algumas entrevistas onde servidores públicos dizem explicitamente que não terão “ceia de Natal” no ano de 2016. Pessoas que acreditavam que ao prestar um concurso público nunca seriam auferidas pelo maldição do atraso salarial, pendências de contas e um sentimento de medo que só atingia os que atuam na iniciativa privada.
A verdade é que a atual conjuntura econômica do Brasil não faz da vida algo fácil à ninguém. Ainda assim, certamente alguns farão o possível e até o impossível para comprar seus presentes, fazer suas brincadeiras falsárias de amigo oculto e manter toda uma tradição que há muito é bem mais carregada de paradoxos do que do espírito de paz e união universalmente espalhado pelo mundo nesta época do ano. Mas a verdade é uma só e convenhamos, Natal sem dinheiro é o mesmo que cama sem colchão, que tapete sem chão, que mês de março sem chuva e a Rua Prado Junior sem puta!!
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s