HISTÓRIA DE ESQUINA

DSC_0442

FOTO: Elieser Borba

        Certo dia, recém morador de Botafogo fui dar uma volta num desses inícios de noite de sexta que muito embora nos peçam par enfiar os pés na jaca optamos apenas por passear um pouco para colocar as ideias em ordem.

        Fui até o Shopping Rio Sul para saber como ficou o cinema pós obras. Na passagem subterrânea ouvi o barulho dos Skates na pista logo acima e deu vontade de dar uma olhada nas manobras dos caras, e foi o que fiz. Ao chegar num dos que é um dos maiores maconhôdromos do Rio de Janeiro, em frente à estátua do “Libertador” Simon Bolívar, avistei uma figura para lá de interessante.

        O homem que era negro, baixinho e atarracado ostentava um bigode grosso e bem desenhado, desses que lembra um sargento. O mais curioso além de estar com um copo de cerveja na mão era que ele trajava uma roupa de Papai Noel completa. Tinha gorro, barba falsa e até o saco vermelho característico da figura capitalista natalina, muito embora estivesse para lá de encardido. Pelo “burrinho sem rabo” ao seu lado carregado de quinquilharias era perceptível que ele era um morador de rua.

        Parecia estar usando a indumentária muito mais para se safar do frio que era cortante do que para aparecer ou ter os olhares curiosos atraídos para si. Disse à ele que achei seu visual legal e ele agradeceu. Disse ter encontrado a roupa num garimpo que tinha feito em Copacabana:

        – O lixo de Copacabana é muito bom para garimpo sabe rapaz? Disse o Senhor todo orgulhoso me mostrando um par de alianças idênticas:

        – Achei essas duas ontem dentro de um saco de lixo em frente um prédio! Dá para ver que é de casal porque o tamanho é diferente!! Eles devem ter se separado!!

        O homem perguntou o que eu fazia da vida:

        – Sou escritor – Eu disse!!

        – O Senhor é escritor? Desses que escreve poema, romance?

        Disse à ele que não era muito da poesia, mas que por vezes me aventurava em apenas transformar meus pensamentos em histórias que pudessem dizer o indizível para alguns que não se dão a viver todas as realidades.

        Ele me ofereceu um gole de sua cerveja, mas eu não quis!! Entretanto perguntei se podia fazer uma foto dele:

        – O Senhor vai usar minha foto para coisa boa né?

        Eu disse que sim, mas que se ele não quisesse não precisava. O homem ajeitou o gorro, fez posse, pediu para eu esperar ele ajeitar o cigarro na orelha e disse:

        – Manda bala meu filho!!

        Logo após fazer a foto lhe mostrei como tinha ficado. Ele sorriu e disse que ficou boa. Que há anos não tirava uma fotografia!! Sentou no chão e me pediu licença:

        – Olha, o Senhor me perdoa mas eu vou cheirar um pozinho aqui!!

        O papai Noel andarilho retirou de um dos bolsos um pequenino saquinho amarelo transparente desses que entulham a parte de trás das descargas dos botecos da cidade, praias e que contém o pó que ornamenta as narinas do luxo e do lixo, da pompa e da miséria. Espalhou a cocaína na palma da mão esquerda, posicionou uma das narinas e inalou de uma só vez, lambendo o resquício do que sobrou. Permaneceu ali sentado me apontando os três caminhões da Comlurb que se encaminhavam em direção ao túnel Coelho Cintra no sentido Copacabana:

        – Olha lá, eles estão indo recolher o lixo de Copacabana. Ali é um lugar que acumula muito lixo o Senhor sabia? Ele me disse.

        Agora, manuseava o saquinho vazio que outrora trazia um pouco da “felicidade instantânea” que a tantos diverte mas acaba por tornar-se uma tormenta!! Colocou o material na boca e começou a mastigar:

        – O negócio é colocar o flagrante pra dentro sabe? Se não tem prova não tem crime!!

        Perguntou o meu nome:

        – Me chamo Elieser!! Eu disse.

        – Eu tô sempre por aqui!! O pessoal me conhece como “Good Night!!” E o senhor tenha uma good night também!!

Leave a Reply

