CAPíTULOS DA CRISE

        CasadeboloAlguém aí sabe quando comprar um simples bolo de baunilha se torna algo a mais? Definitivamente acredito que não saibam, mas eu explico!! Todos conhecem esses bolinhos muquiranas feitos pelas avós nos fins de tarde para tomarmos café assistindo a sessão da tarde….e não existe coisa mais esdrúxula e imbecil do que fazer um bolo desses!! Muito possivelmente o ato de come-los quando se passa um dia com fome e de panelas vazias se equipare à simplicidade que é preparar esses quitutes!!

     Contudo, acredito não ser do conhecimento da maioria que existam locais onde esses bolinhos mequetrefes são comercializados por preços que variam entre R$ 8,00 e R$ 20,00 e que além disso filas imensas se formam na porta dos estabelecimentos para adquirir um destes. Pois bem, qualquer um de vocês pode dizer “Mas o dinheiro é da pessoa e ela faz o que quiser com ele“, tal como me disse um distinta senhora do Leblon outro dia desses em resposta à minha primeira postagem sobre “a crise” na qual fiz uma pequena matéria sobre a Champanharia Ovelha Negra. Talvez pelo fato dela mesma ser uma frequentadora assídua do local tenha se sentido incomodada com minhas palavras, mas achei de uma imensa falta de polidez ela me dizer que “A crise existe para quem é pobre, pois quem tem dinheiro continua comprando e deve comprar o que quer!!”

        Certa vez, uma camarada do âmbito literário me informou acerca do quão mal educado é fazer uso do que nossos críticos dizem à nosso respeito como exemplo, mas não pude deixar de me lembrar desta situação e fazer uma colocação bastante pertinente. Gostaria de fazer menção clara que meu respeito pela diversidade de pontos de vista, não me impede de discordar muito da opinião desta mulher. Minha justificativa? A mais simples….ninguém tira de minha mente que os mais perdulários são acometidos por uma espécie de “síndrome da ostentação” que pode nos conduzir como um todo para um caminho tortuoso e dividido entre os que “tem”, os que “não tem” e ainda os que “por tencionarem ter” são explorados pelos poucos que tem ou roubados e assassinados “por alguns que também querem!!” Finalizo com uma simples receita:

BOLO DE BAUNILHA

3 COLHERES DE MANTEIGA

3 OVOS

3 COPOS DE FARINHA DE TRIGO

1 COLHER DE SOPA DE FERMENTO

3 COPOS RASOS DE AÇUCAR REFINADO

1 COPO DUPLO DE LEITE

1 COLHER DE CHÁ DE BAUNILHA

*Levando em consideração que a baunilha talvez seja a única coisa que nem sempre é comum termos em casa e a mesma custa em torno de R$ 2,50 ou R$ 3,00 esse seria o preço médio de um bolo de baunilha não comprado na Casa de Bolos num momento de “crise” tão sombrio como o que vivemos nos dias atuais.

B

Leave a Reply

