O SOM DE SEXTA – “CHEGA” (Gabriel o Pensador)

2015-05-29 00.31.00

Há tempos não escutava algum som proveniente do Gabriel “O  Pensador” que fosse tão preponderante, sem querer aqui fazer pouco caso do artista que dentre canções como “Tô Feliz Matei o presidente” e “Até Quando” sempre se coloca como sendo um dos poucos e expressivos cantores brasileiros que ainda faz a chamada “música de protesto”.

Em geral, quando componho a matéria acerca do “Som de Sexta” procuro buscar elementos que venham trazer informações não só sobre a canção, mas também acerca do artista, da banda e etc, mesmo a imagem (foto) que irá ser a ilustração do blog em geral tem haver com uma capa de disco ou mesmo alguma imagem referente à banda. Hoje, no entanto, pensei em fazer algo diferente e muito motivado pelos atuais acontecimentos ligados à “Grande” Fifa.

A camisa da foto acima é minha, e coincidentemente olhar para a mesma ontem me trouxe a lembrança de uma situação vivida há um tempo atrás, um pouco antes do mundial de futebol realizado no Brasil. Como sempre fui um militante ligado à Direitos Humanos me coloquei por demais contra a Copa do Mundo 2014 e todos os processos de expropriações arbitrárias realizadas e a repressão dada em doses cavalares pelo Estado que parece ter esquecido sua designação principal que é a de trazer alento ao povo. Um dia, resolvi pegar esta camisa verde e amarela e escrever eu mesmo com tinta de tecido os dizeres ali contidos como uma forma de externalizar meus sentimentos contrários à entidade máxima do futebol e os processos ligados aos seus objetivos.

Por ocasião, um ex-colega de rede social e militância que parece em muito ter esquecido suas origens após ter conseguido um emprego público bastante bacana e bem remunerado viu minha postagem em minha rede social (algo raro pois quem me conhece bem sabe que dificilmente posto fotos minhas) e realizou um comentário curto mas que para quem interpreta minimamente alguns textos entende muito bem, ele disse “Prefiro nem comentar!!” O tom jocoso no sentido irônico de quem sei que é um apaixonado por futebol, Flamenguista convicto e tendencioso  a endeusar a Fifa, CBF dentre outras dessas instituições que como outras só visam o lucro próprio e a exploração dos que a elas se subordinam, não me fez mal, mas confesso te tenho me pego pensando seriamente que este indivíduo deva estar bastante decepcionado com a prisão de José Maria Marin….muito possivelmente um dos ícones da vida de alguns amantes de futebol e não menos ladrão que Ricardo Teixeira, Eurico Miranda e por aí vai!!!

Leave a Reply

