Panela de “aço”, Bala de chumbo e cova rasa!!!

20120419escola1

Ontem ouvia o novo som do grupo carioca “O Rappa” na Rádio Cidade enquanto retornava de Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro para casa, no Leme. Parei de curtir o som desta banda depois que a banda que antes era presença garantida nas noites da Cantareira e Garage se tornou uma modinha, mas ainda assim a vida por vezes nos prega umas peças quando menos esperamos. Ao escutar a canção citada e mentalizar na sua letra foi impossível não sentir um arrepio…daqueles que descem da nuca e vão até os nossos pés e que dificilmente nos fazem os mesmos quando a sensação se esvaí. O fim da letra é sucinto, porém impactante:

“Tanta praia, tanta beleza, tão presente mas a vida rasteja. Tanto trampo, tanta beleza, tão presente mas a vida rasteja!!”

Enquanto trago polimento à estas palavras – que presumo serão lidas e compartilhadas por poucos – escuto o barulho das panelas em Copacabana e no Leme, e muito embora o Morro da Babilônia, onde resido siga em silêncio, só uma coisa me vem à mente….enquanto uns batem panela outros “rastejam” nos ônibus lentooossss, rastejam nas ruas escuras, onde ainda pagam taxa de iluminação na Baixada muito embora a luz em seus locais mais ermos ainda seja algo raro. Muitos rastejam em logradouros nefastos na Zona Norte e Oeste, onde quem manda é a milícia e a malícia domina, e se o assalto não vem das mãos do delinquente a justiça malfeita se faz presente!! Alguns não rastejam, caem de vez, e os rastejantes são seus parentes e amigos, que seguem com seus caixões até a tumba….que para alguns destes é a única moradia “própria” no fim das contas.”

  • Segundo alguns registros históricos, os primeiros “panelaços” registrados ocorreram contra e a favor do Ditador Augusto Pinochet, no Chile. Alguns outros ocorreram em outros pontos do planeta em diferentes marcos históricos (Uruguai, Argentina, etc).
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s