MOMENTO RETRÔ – No dia 5 de março de 1871 nascia Rosa Luxemburgo

RosaL

Considerada por muitos um dos ícones do Marxismo mundial, ao mesmo tempo Rosa Luxemburgo ou “Rosa Vermelha” é tida como uma das mais críticas ao modelo Marxista-Leninista e da forma revisionista da questão, o que torna seu comprometimento de causa à época vigente algo que é um dos mais sérios objetos de estudo de historiadores e afins.

Muito atuante no Partido Social Democrata Alemão (Viveu na Alemanha por longos anos) foi uma das fundadoras da liga Espartaquista e defensora ferrenha da substituição da Monarquia pela República. Mesmo sendo presa algumas vezes, a militante política nunca deixou de se expressar, se articulando com grupos fora do cárcere ou mesmo em suas produções literárias de cunho revolucionário.

As circunstâncias reais de sua morte (em 15 de Janeiro de 1919) são até hoje desconhecidas, sabendo-se apenas que ela e mais dois companheiros foram interrogados e torturados por paramilitares de direita que tempos depois apoiariam os Nazis. Um dos prisioneiros conseguiu fugir, Luxemburgo e outro foram baleados sendo ela ainda arremessada nas águas geladas do Landwehrkanal.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s