O LIVRO DO MÊS – COMO MORREM OS POBRES E OUTROS ENSAIOS (George Orwell)

20141229_235409

O livro do mês de dezembro com certeza vale a leitura. Digo isso não só pelo apreço que tenho pela figura emblemática  de George Orwell ou por sua importância literária, mas pelo histórico do seu autor.

Este livro, ao contrário de outros trabalhos de Orwell (“1984”, “A Revolução dos Bichos”, “Na Pior em Paris e Londres” e “O Caminho para Wigan Pier”) não foi uma de suas produções em vida, ou pelo menos não se trata de algo que foi planejado pelo escritor. O livro trata-se de uma compilação de uma série de resenhas, pensamentos ou mesmo passagens que não foram inseridas em outros trabalhos, e um exemplo que ilustra tal fato encontra-se no próprio nome do livro. “Como Morrem os Pobres e outros Ensaios” aborda o período em que Orwell viveu nas pensões baratas ou mesmo nas ruas de Paris entre 1928 e 1929 e posteriormente nas ruas de Londres.

No ensaio em questão, o autor inglês busca trazer aos leitores aspectos crus da relação dicotômica entre os profissionais de saúde de um determinado hospital de Paris e os internados, dentre os quais ele mesmo se encontrava seriamente acometido por problemas pulmonares que possivelmente teriam sido sua precoce causa mortis anos depois.

Penso que muito poucos tenham conhecimento sobre a vastidão da obra de Orwell à nível brasileiro, e um quantitativo ainda mais significativo não tem ideia de quanto seu trabalho aborda temas que só um visionário poderia observar de forma tão tênue como ele o fez anos antes de acontecerem, tais como a consternação em relação à vida animal no Marrocos em detrimento da vida humana que era ceifada a anos à fio no transporte pesado de lenha no mesmo País.

Possivelmente alguns dos que leem estas linhas aqui tecidas darão tanta enfase à obra de George Orwell quanto a existência de piolhos é importantes para a cabeça de uma criança do ensino infantil das Escola Públicas brasileiras, no entanto, a leitura de tudo o que este grande homem realizou como escritor, crítico literário e cidadão no mundo ainda deve ser algo doravante recomendado em quaisquer conversas, mesmo nas de mesa de bar!!

Advertisements

One thought on “O LIVRO DO MÊS – COMO MORREM OS POBRES E OUTROS ENSAIOS (George Orwell)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s