DIA 29 DE OUTUBRO – DIA NACIONAL DO LIVRO

O_ESCARAVELHO_DO_DIABO_1231287897P

No ano de 1989 foi marcado por muitas coisas em minha vida, que além da acirrada disputa entre Collor e Lula nas eleições presidenciais daquele ano ainda teve a queda do Muro de Berlim como acontecimentos dos quais nunca me saem da memória. Contudo, a coisa mais importante para mim dentro desta época foi o fato de eu ter lido pela primeira vez um livro inteiro. A obra em questão foi “O Escaravelho do Diabo” da escritora Lúcia Machado de Almeida, que figurava dentre os livros que minha mãe, uma leitora assídua de romances tinha entre seus prediletos.

O Escaravelho do Diabo é um livro da coleção Vagalume, que assim como outros dos antigos livrinhos ainda pode ser encontrado na maioria dos sebos e em até algumas livrarias do Brasil. A trama é bastante interessante e foi a responsável pelo meu primeiro contato com romances policiais de temática ligada à serial Killers. Na história alguns estranhos crimes ocorrem na cidade de Vista Alegre, onde o misterioso assassino costuma aterrorizar vítimas do sexo feminino e ruivas naturais. Após a leitura do pequeno livro passei a adotar o hábito de ler um livro por semana, e muitas vezes intercalava com a leitura de outro conseguindo por vezes terminar um na parte da manhã e outro na parte da tarde.

Nem preciso dizer que muito do gosto que adquiri pelo estudo e pelos livros é proveniente desta época, e ter que ler os capítulos dos livros de história e geografia se tornou algo muito mais prazeroso do que era de costume. Hoje, se escrevo, leio e acredito na força que os livros exercem na vida das pessoas devo muito disso à minha mãe, alguns professores e amigos, que ao realizar em nossa adolescência a prática de campeonatos adolescentes de leitura semanal tornaram a leitura parte constitutiva da minha vida até os dias de hoje.

Leave a Reply

