Quando a cobra se engasga com seu próprio veneno!!!

Eike

Apesar de não ser um adepto formal da internet e das redes sociais venho fazendo uso destas ferramentas para meu blog. Ao longo desta semana, em virtude de estar realizando uma campanha virtual para recolher fundos visando a publicação de meu livro de contos “O Morador de Ipanema e outros contos cariocas” tenho permanecido mais tempo que o comum na frente da tela do computador diga-se de passagem!!

Pois bem, estava eu aqui em meus afazeres quando me deparo com uma pequena nota no Globo online falando sobre o empresário Eike Batista e seu atual “decréscimo” no status de “um dos mais ricos do mundo” e ainda bem na “exploração do que é alheio e da classe trabalhadora”, algo comum para gente que é da sua laia. Enfim, estava eu a ler a matéria deste que é um dos mais tendenciosos e descompromissados aparelhos de mídia e confesso que, apesar de em geral não atribuir seriedade alguma às coisas que emanam da Rede Globo de Rádio, Televisão e seus derivados gosto de avaliar o que os mesmos dizem acerca dos acontecimentos sociais e comparar com outras opiniões. A tal matéria me chamou atenção por uma minúcia, por algo que me remeteu uma aula com um dos melhores professores que tive Puc-Rio faz uns anos atrás.

Este professor certa vez, fez menção à nós de que “a informação era um detalhe que poderia privilegiar muitos ou mesmo a falta dela poderia fazer com que um quantitativo significativo da população permanecesse numa inércia quase que endêmica.” Quando perguntado por que ele mencionava isso, o mesmo de forma clara e objetiva nos colocou como exemplo o caso do Sr. Eike Batista e os favorecimentos que o mesmo tinha no Governo do nosso “ex-governador dado às viagens” Sérgio Cabral Filho. O professor em questão disse que se o ex-governador em campanha não desse ao empresário determinadas informações e intentos em seu mandado Eike não teria tido tantos favorecimentos frente ao crescimento de seus tentáculos econômicos dentro do Estado do Rio de Janeiro.

Enfim, o fim da matéria do Globo cita que “O Ministério Público acusa o empresário de manipulação do mercado e de uso indevido de informação privilegiada. Eike nega todas as acusações.” Gostaria de finalizar esta matéria fazendo menção ao fato de que realmente o tal professor nem é tão inteligente como meus companheiros de turma costumavam dizer, mas seu comprometimento com o que se prestava a realizar como educador é de fato algo louvável e pouco visível, mesmo dentro da academia. Se todos os professores e educadores preconizassem estar fazendo com que seus estudantes ficassem atentos a pensamentos como este de que “a minúcia relacionada à informação” pode construir, destruir ou mesmo desconstruir castelos, poucos cidadãos seriam lesados, poucos políticos desonestos seriam legitimados e poucos, muito poucos pobres seriam explorados. E enquanto ao Sr. Eike Batista e seus fãs que o tem como exemplo de “homem de sucesso e bem sucedido”, “um beijo bem molhado no ombro” e meus sinceros desejos de ter pelo menos um pão com manteiga na mesa para o café da manhã, e que ele não caia virado para baixo, pois daí seria o ápice da decadência!!

.”

Advertisements

One thought on “Quando a cobra se engasga com seu próprio veneno!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s