A Verdade é Dura!!!

      Image

Anos a fio e um dia com a representatividade do dia de hoje passa como um dia comum. Até mesmo esta postagem está chegando aqui de forma tardia e parecendo ter pouca importância frente a significância que teve o dia 1 de Abril de 1964, dia em que se instaurou o Golpe orquestrado pela Ditadura Civil Militar no Brasil.

     Muitos foram os que se foram em prol da luta contra um regime que se colocou muito mais em prol de questões em favor de seus próprios interesses do que para colaborar para o desenvolvimento do país, e maior ainda são os que até hoje não sabem os reais motivos que ocasionaram tal atitude dos militares, algo que a Escola não nos ensina da forma que deveria em vias de fato. Muitos nem ao menos sabem que o ex-presidente Jânio Quadros, em sua carta de renúncia menciona que “forças ocultas o motivavam a tomar tal decisão” e que seu sucessor, foi deposto por um Golpe que teve início na Cidade de Minas Gerais, local este onde muitos dos minérios e insumos haviam sido nacionalizados pelo mesmo e que logo após o Golpe foram devolvidos para países como EUA entre outros que ainda se apossavam de nossas riquezas realizando a mesma pilhagem e internacionalização do lucro que começou numa época que data o dito “Descobrimento do Brasil”. É, Eduardo Galeano bem retrata determinados processos na forte obra “As Veias Abertas da América Latina”, e menos ainda são os que a leram na íntegra, até mesmo porque o entendimento da realidade de muitos países de nosso Continente que, assim como o Brasil foram e são até hoje explorados choca, machuca e revela as diversas facetas que fazem da Ditadura apenas mais um mecanismo de afronta ao mundo e à todos os que lutaram e ainda lutam por um mundo melhor.

Ainda é comum ouvir de tudo acerca do Regime, e muito do que se passou ainda permeia a sociedade brasileira. Desaparecidos? São muitos e somem todos os dias! Paradeiro dos corpos? Nulo, zero!! Existem os que apoiam os justiceiros e existem os que apoiam uma polícia assassina. Existem até os que apoiam os que não são policiais mas que ainda assim matam e desaparecem com os corpos. Existem militares que só o são por não ter noção de que podem mais, ou mesmo por como mencionou Robsbawm em “A Era dos Extremos” “Tem nas forças armadas a única oportunidade de um trabalho por não terem oportunidade”, mas no entanto, existem os que tem fé para acreditar que justiça não se faz com revanchismo, mas sim com educação, uma educação que não poda e que não mascara a verdade!! Existe “Escracho”, Manisfesto e uma galera coerente, existe a coragem para se ir contra a corrente, enfim, ainda existem pessoas que agem como gente!!!

Advertisements

One thought on “A Verdade é Dura!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s