Diário de Hospital – 27 de Janeiro de 2014 (Terceiro dia de Internação).

      Acordei ainda achando estar no primeiro andar, mas a enfermaria onde me encontrava agora era bem menos fria apesar de parecer bem mais acolhedora, pelo menos à princípio. Somos quatro os internados, numa enfermaria com cinco leitos e são dois senhores ao meu lado e ambos tem o mesmo nome “J 1” e “J2”, Aos pés da minha cama está “W” o rapaz que subiu comigo e que estava também no andar de baixo. Coincidentemente os dois senhores foram acometidos pela mesma patologia, diabetes e haviam amputado três dedos dos pés cada um. Há um tempo atrás eu mesmo havia ouvido algo sobre o fato de perder o dedo mindinho do pé fazer com que não tivéssemos coordenação motora suficiente para andar…pois bem, pude atestar que a coisa é um fato. Nenhum dos dois consegue sequer ficar de pé sem pender para os dois lados como um pêndulo mesmo tendo sido operados há dias atrás.

      O que está ao meu lado, “J 1” é mecânico e disse ter fraturado o pé na oficina após tropeçar num macaco. Ele permaneceu dois dias em casa antes de ir para o hospital, mas disse ter sentido uma dor absurda no terceiro dia e nem imaginava que necessitaria ter que retirar os três dedos. O mesmo contou que o médico que lhe atendeu nem lhe informou muita coisa sobre o processo na hora da cirurgia e que além disso só lembrava de ter visto o profissional com uma espécie de faca em forma de foice decepar-lhe os dedos sem nem mesmo ter administrado anestesia, talvez por imaginar que ele sendo diabético estava sem sentir os membros, algo bastante comum para os que sofrem de tal doença. No entanto, “J1” disse ter sentido tanta dor na hora do corte que não lembra de nada a não ser a frase dita pelo médico “Que paraíba frouxo da porra!!”.  Ele reclamou para nós dizendo nem ser paraíba. 

      O Senhor “J2” trabalha como vendedor de roupas e parece ser bem mais pacato e um pouco mais velho que o primeiro. Um pouco mais conformado com sua situação não consegue parar de falar em “tomar uma” assim que sair dali, e “J1” insiste em dizer que ele deve parar de beber senão ele terá o cemitério como endereço em pouco tempo. O rapaz de nome “W” é um negro bastante corpulento e sua simpatia é explicita em seu sorriso, ele disse ter operado a tíbia a pouco mais de oito meses atrás. Se acidentou em seu trabalho no Mercadão de Madureira em um dia em que nem deveria ter ido por estar de folga, mas que no entanto, acabou por decidir ir apenas para não estar em casa e por se sentir disposto…o resultado do acaso, o vidro de uma vitrine se soltou e caiu em cima de sua perna que por muita sorte ou benção não se partiu e decepou a mesma. Ele colocou uma espécie de placa com parafusos que parece  ter amassado dentro dele e que agora precisam ser retiradas para fazer com que o osso fique calcificado de uma forma mais correta.

      O quarto andar é um setor de clínica vascular, e a enfermaria onde estamos parece ser um local cedido quando não há espaço na enfermaria da ortopedia que se encontra no quinto andar do hospital. O local é bem arejado mas parece que os pacientes de outros locais preferem utilizar o banheiro daqui ao deles. O resultado disso é um montante de moscas que transita no local como se fosse uma área de lazer. O balanço para o primeiro dia aqui é positivo, tirando o fato de que os enfermeiros só passam para administrar a medicação para dor, e me preocupo demais por ainda ter esta tala em minha perna. No início da madrugada mais um paciente que havia acabado de ser operado na emergência deu entrada em nossa enfermaria, e o mesmo chegou dormindo, provavelmente em virtude do efeito causado pela anestesia. 

Advertisements

One thought on “Diário de Hospital – 27 de Janeiro de 2014 (Terceiro dia de Internação).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s